início do conteúdo

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - PRAE

A Assistência Estudantil é um conjunto de princípios e diretrizes que norteiam a implantação de ações para garantir o acesso, a permanência e a conclusão de cursos.

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - PRAE

Regulamento Nº 003/2015 - POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO CAMPUS AVANÇADO SINOP
Portaria 003/2015

Auxílio Alimentação: O Auxílio Alimentação visa assegurar auxílio financeiro para contribuir com despesas mensais referentes à alimentação do(a) estudante.
O Auxílio Alimentação tem como objetivo beneficiar a comunidade estudantil que permaneça na Instituição em período integral ou (que possuam carga horária no Campus de no mínimo cinco horas diárias).
Auxílio Transporte: O Auxílio Transporte visa assegurar auxílio financeiro para contribuir com despesas mensais referentes ao transporte do(a) estudante no percurso entre residência- Campus-residência.
O(A) estudante que tiver condições de acesso garantidas por ações oriundas de iniciativas municipais ou Estaduais não poderão ser beneficiadas/os por este auxílio;
O Auxílio Transporte tem como critérios de elegibilidade:
I – A distância entre o endereço de residência do(a) estudante e o Campus;
II – A forma de locomoção utilizada no trajeto entre o Campus e residência;

Auxílio Moradia: O Auxílio Moradia visa assegurar auxílio financeiro para contribuir com despesas mensais referentes à moradia do(a) estudante oriundo de outros municípios e/ou que sejam naturais do município onde se localiza o IFMT Campus Avançado Sinop, mas não possuem vínculos familiares diretos (pai, mãe, irmão) ou responsáveis legais.
O Auxílio Moradia tem como critério de elegibilidade a distância entre o endereço de residência do(a) estudante e o Campus e a situação econômica do(a) estudante.
A situação de estudantes que residem em outra cidade ou na zona rural será considerada prioritária no estudo socioeconômico.
Nos casos de estudantes oriundos de outra cidade e residem no município de Sinop em vista de seus estudos, será considerada a distância entre o Campus e endereço de residência da cidade de origem.

AJUDA DE CUSTO AO DISCENTE
Ajuda de Custo ao Discente para Participação em Eventos Científicos, Tecnológicos, Culturais e Esportivos:
Compreende-se por eventos científicos, tecnológicos, culturais e esportivos de representação institucional aqueles que contemplam atividades curriculares e extracurriculares que possibilitem ao discente a aquisição de conhecimentos que possam contribuir para sua formação pessoal e profissional, constituindo-se como meio de ampliação curricular, de experiência e vivências acadêmicas.

Regulamento Nº 055/2016 – CONCESSÃO DE AJUDA DE CUSTO PARA A PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

Ações Universais de Assistência Estudantil:

I – Programas de Ensino, Pesquisa e Extensão;
II – Auxílio Evento (Ajuda de Custo ao Discente);
III – Atenção a Saúde;
IV –Atendimento Especializado;
V – Apoio a Cultura;
VI – Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas; VII – Apoio ao Esporte;
VIII – Inclusão Digital;
IX – Auxílio Material Didático-Pedagógico.

Auxílios do PRAE:
I – Auxílio Moradia;
II – Auxílio Alimentação;
III – Auxílio Transporte;
IV – Auxílio Permanência.

Modalidades ofertadas atualmente no IFMT - Campus Avançado Sinop:
Auxílio Evento (Ajuda de Custo ao Discente): mediante solicitação a Coordenação competente (de Curso/Pesquisa/Extensão/Direção de Ensino);
Auxílios do PRAE (Alimentação, Transporte e Moradia): via publicação de edital de seleção interna no início do ano letivo.

Documentação exigida por modalidade de auxílio
Auxílio Evento: justificativa; cópia do trabalho ou resumo apresentado; folder do evento; documentos de identificação do(a) discente (RG e CPF); informações bancárias.

Auxílios do PRAE (Alimentação, Transporte e Moradia): formulário de Inscrição; documento de identificação oficial com foto; CPF do(a) candidato(a); cópia do cocumento de identidade dos membros que compõem o núcleo familiar; comprovante de residência; declaração do último imposto de renda ou declaração de isenção; para concorrer ao auxílio transporte apresentar comprovantes de custo com transporte no trajeto entre residência-Campus-residência ou declaração; Termo de Compromisso devidamente assinado; documentos da situação de moradia do núcleo familiar; Comprovantes de Renda do grupo familiar.
Resolução IFMT
Lei Governo Federal: Decreto PNAES (Decreto nº 7234, de 19 de julho de 2010):
Link Portaria Normativa MEC (Portaria Normativa nº 39, de 12 de dezembro de 2007):

- Editais
- Edital nº 001, de 17 de setembro de 2015;
- Edital nº 001, de 08 de março de 2016;
- Edital nº 003, de 13 de fevereiro de 2017.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado de Sinop

Rua das Avencas, 2377, Setor Comercial, Centro - CEP: 78550-178

Sinop/MT