início do conteúdo

LABORATÓRIOS

O IFMT Campus Avançado Sinop possui os seguintes laboratórios:

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Acompanhar a manutenção dos sistemas implantados, suas unidades periféricas e equipamentos de apoio. Transmitir e receber dados, bem como acompanhar a manutenção preventiva dos mesmos. Identificar irregularidades nos equipamentos para efeito de manutenção. Copiar arquivos para efeito de segurança. Executar manutenção em planos de testes em programas / sistemas. Desenvolver e/ou manter sistemas, recuperar informações em ambientes de Banco de Dados.

Responsável: Leonardo Morilha Leão – Técnico de Laboratório/Informática
Contato: leonardo.leao@snp.ifmt.edu.br
Telefone: (66) 3511-2508
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira das 07h00min. às 22h30min. (agendamento prévio).

LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR

Servidor executa trabalhos técnicos de laboratório relacionados com a área de atuação, realizando ou orientando coleta, análise e registros de material e substâncias através de métodos específicos. Assessora nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

LABORATÓRIO DE ELETRICIDADE E ELETRÔNICA

O laboratório possui inúmeros equipamentos para as aulas, tais como: fontes de alimentação de corrente contínua, gerador de sinais, protoboards, osciloscópios, ferro de solda, transformadores, dispositivos elétricos e eletrônicos como diodo, diodo zener e circuitos integrados. Para a medição de parâmetros elétricos, o laboratório dispõe de multímetros e wattímetros digitais. Além desses, o laboratório oferece aos alunos kits didáticos de Arduino, displays LCD, servomotores e até equipamentos para telecomunicações permitindo que os alunos apliquem conhecimentos adquiridos em sala de aula de uma forma prática.

LABORATÓRIO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Neste laboratório foi desenvolvido um Painel Didático mostrando o funcionamento de componentes ligado a eletrotécnica predial como interruptores, disjuntores, eletrodutos, condutores e pontos de tomada. Para auxiliar no ensino, também contamos com um software online e gratuito para demonstração de interruptores paralelos e sua instalação.

LABORATÓRIO DE ACIONAMENTOS ELÉTRICOS E AUTOMAÇÃO

Para o acionamento elétrico de motores, o campus dispõe de contatoras, relés temporizados e cabos para conexões. Além desses, o laboratório também conta com CLP (Controlador Lógico Programável) que pode ser programado de acordo com a necessidade do sistema. Com esses componentes, os alunos podem exercitar o raciocínio lógico contextualizado no mundo da elétrica.

LABORATÓRIO DE DESENHO TÉCNICO MECÂNICO

O laboratório de desenho técnico mecânico (Desenho Técnico) conta com pranchetas em tamanho adequado com régua paralela para a confecção dos desenhos. O laboratório se encontra em pleno funcionamento e é utilizado principalmente pelos professores da área técnica. Essas pranchetas dispensam a utilização de régua “T” que pode se tornar oneroso para os alunos.

LABORATÓRIO DE MÁQUINAS ELÉTRICAS

Este laboratório ainda se encontra em fase de implementação. No contexto do Ensino, a matéria tem uma abordagem focada na teoria sobre conceitos fundamentais. Para suprir a abordagem prática, são utilizado outros recursos didáticos como aulas com vídeos para a assimilação de conteúdos por parte dos alunos.

Responsáveis pelos laboratórios:

Tony Vicente de Oliveira - Assistente de Laboratório
Contato: tony.oliveira@snp.ifmt.edu.br
Telefone: (66) 3511-2508

Roney Soares do Nascimento - Assistente de Laboratório
Contato: roney.nascimento@snp.ifmt.edu.br
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira das 07h00min. às 22h30min. (agendamento prévio).
Telefone: (66) 3511-2508

Regras de uso (aguardando aprovação)

 RESERVA DOS LABORATÓRIOS

A reserva dos laboratórios é realizada através da ferramenta agenda google, com antecedência de no mínimo 24 horas, conforme a disponibilidade do local, através do link https://sites.google.com/a/snp.ifmt.edu.br/ifmt-sinop-reservas/

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado de Sinop

Rua das Avencas, 2377, Setor Comercial, Centro - CEP: 78550-178

Telefones: (65) 99952-0013 / (66) 3511-2500 / (66) 3511-2517

Sinop/MT