início do conteúdo

Histórico

História do Campus Avançado Sinop

O processo de implantação do IFMT Campus Avançado Sinop teve início em 19 de Dezembro de 2014 quando a Prefeitura Municipal de Sinop, por meio do TERMO DE CONTRATO Nº 123/2014, firmou compromisso com a locação de imóvel destinado a sediar provisoriamente o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Avançado Sinop, para iniciar as atividades concernentes aos serviços educacionais ofertados para o município e região.

O IFMT Campus Avançado Sinop é uma instituição de ensino básico, técnico e tecnológico, nos diferentes níveis e modalidades de ensino; vinculado à Reitoria no âmbito administrativo, financeiro, patrimonial, compatíveis com sua personalidade jurídica e de acordo com seus atos constitutivos, conforme Portaria nº 1149, de 05 de maio de 2015.

O Campus Avançado Sinop possui autonomia no que compete à organização didática e disciplinar.
As Portarias Nº 316, publicada no DOU de 19/02/2015 e de Nº 388 de 25/02/2015, publicada no DOU de 11.04.2015 nomearam as professoras Gilma Silva Chitarra e Marli Terezinha Walker como Diretora Geral e Chefe de Departamento de Ensino, respectivamente.

A oferta do curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Nível Médio, foi uma das decisões da Audiência Pública realizada para discussão e deliberação do perfil do Campus Avançado Sinop e dos Eixos Tecnológicos a serem contemplados nas ofertas dos cursos regulares a partir de 2015/2016. A referida Audiência Pública, realizada no dia 28 de Abril, com início às 19h no Auditório Tião da São Camilo, antiga Câmara Municipal, contou com a presença do Magnífico Reitor do IFMT, professor José Bispo Barbosa, de autoridades do poder executivo e legislativo do município, de representantes da SEMEC (Secretaria Municipal de Educação), da SEDUC (Secretaria Estadual de Educação) de Sinop, da UNEMAT Campus de Sinop, da UFMT Campus de Sinop e do CEPROTEC- Unidade de Sinop, da Instituição de Pesquisa Embrapa Agrossilvipastoril, além da participação da população em geral.

De caráter pluralista, o evento fez parte da estratégia para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) deste Campus Avançado do IFMT para o período de 2015 a 2019. De acordo com a deliberação da Audiência pública e dos Dirigentes do Campus Avançado Sinop, os Eixos Tecnológicos e cursos serão estruturados conforme exposto abaixo, ressalvando que esta programação é inicial e pode apresentar alterações no decorrer dos trabalhos letivos:

- Eixo Tecnológico Gestão e Negócios:

Cursos: - FIC – Formação Inicial e Continuada em Auxiliar em Recursos
Humanos;

- Subsequente Técnico em Comércio;

- Eixo Tecnológico Controle e Processos Industriais:

Cursos: Técnico em Eletromecânica Integrado ao Nível Médio;

Técnico em Automação Industrial Integrado ao Nível Médio

O Campus Avançado Sinop poderá ofertar as modalidades de Ensino Técnico Nível Médio, nas modalidades PROEJA, Integrado, Subsequente e Concomitante.

 Em relação ao Ensino Superior poderá oferecer as modalidades Tecnologia, Licenciatura e Bacharelado, após a aprovação do projeto de transformação da unidade em Campus Sinop.

Perfil do Campus

O IFMT Campus Avançado Sinop tem a missão de promover a educação integral por meio de ensino, pesquisa e extensão, formando profissionais que atuem de forma qualitativa, reflexiva e crítica no desenvolvimento econômico, cultural e tecnológico da sociedade. Por isso, possui um perfil delineado pelos Eixos Tecnológicos de Gestão e Negócios, Controle e Processos Industriais e Recursos Naturais, com a atuação voltada para atender os arranjos produtivos locais no intuito de ofertar formação profissional ao município e região, considerando que o Centro Sub-regional A, liderado por Sinop, vem apresentando ímpar crescimento econômico e social nessas áreas. Assim, este Campus se propõe a atender a população qualificando-a profissionalmente para proceder de maneira global, atuando em prol do desenvolvimento local e regional e preenchendo novos postos de trabalho que surgem com o crescimento econômico regional.

 Áreas de atuação

O Campus Avançado Sinop atuará prioritariamente nas áreas de Gestão, Controle e Processos Industriais e Recursos Naturais, pautando suas definições de oferta de cursos a partir da demanda socioeconômica local e regional.
Assim, no que se refere à formação técnica e tecnológica, considerando as orientações do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia e do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, o campus definiu como áreas de atuação os seguintes
eixos tecnológicos:
a) Gestão e Negócios;
b) Controle e Processos Industriais e
c) Recursos Naturais.

Vocação
Segundo aponta o informativo intitulado Caminho livre para o desenvolvimento (2014), produzido pela Prefeitura de Sinop, mais especificamente pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração, Sinop desponta como um dos
municípios brasileiros com maior desenvolvimento econômico e social, crescendo acima da média nacional. A diversidade de atividades desenvolvidas em Sinop torna o município um local propício para novos investimentos, congregando prestadores de serviços e jovens profissionais em busca de consolidação na carreira. O número de empresas no município cresceu cerca de 150% em 10 anos, consagrando Sinop como polo comercial. Convergindo para esse aspecto, a cada ano se verifica o aumento da oferta de cursos de formação de nível superior e o aumento da prestação de serviços em todas as áreas, dentre as quais, as mais diversas especialidades médicas, elevando a renda per capita que é superior a de muitos municípios brasileiros. Sinop tem se destacado, também, no setor agrícola, buscando perfilar essa atividade à preocupação ambiental e social, bem como aliando qualidade e tecnologia ao controle e impacto ambiental. Nessa esfera, o município sedia o primeiro Centro de Pesquisas da Embrapa (Embrapa Agrossilvipastoril) em Mato Grosso, pois se situa no ponto de divisão entre os biomas Amazônia e Cerrado e também por concentrar 17% do total de área cultivada do Estado. Vale ressaltar que o referido Centro de Pesquisa recebeu um investimento de R$ 50 milhões para instalar-se no município.
É nesse contexto que os arranjos produtivos locais possuem foco nas áreas de Comércio, Controle e Processos Industriais e Recursos Naturais, ou seja, a prestação de serviços, a indústria e a agricultura. Por isso, proporcionar formação profissional
nessas áreas é propor o desenvolvimento das atividades de suporte para a operacionalização das atividades nos diversos segmentos da economia.  

Princípios
O IFMT Campus Avançado Sinop, enquanto instituição educacional pública de formação humana, científica e tecnológica, tem por princípios:
a) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
b) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento;
c) O pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;
d) A arte e o saber;
e) Garantia de padrão de qualidade;
f) O respeito à liberdade e apreço à tolerância;
g) Compromisso social, parcerias e diálogo permanente com a sociedade;
h) Construção e difusão do conhecimento;
i) Gestão democrática e descentralização gerencial, gerindo as atividades com ética e
responsabilidade, alicerçadas no exercício da moral e da honestidade;
j) Valorização do ser humano, com respeito à pluralidade e divergências de ideias, sem
discriminação ou preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade, credo religioso,
convicções políticas, ou outros que venham a ferir a Constituição Federal de 1988,
sobre o princípio constitucional da igualdade perante a lei.

 Finalidades

O IFMT Campus Avançado Sinop tem por finalidade formar e qualificar profissionais no âmbito da educação técnica e tecnológica para os diversos setores da economia; devendo, ainda, realizar pesquisa aplicada e promover o desenvolvimento tecnológico de novos processos, produtos e serviços, articulado com os setores produtivos e a sociedade, especialmente de abrangência local e regional.
Em conformidade com a legislação específica que rege os Institutos Federais (Lei nº 11.892/2008, Seção II, Art. 6º), são finalidades deste campus:

I - ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional;
II - desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais;
III - promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infraestrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão;
IV - orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito de atuação do Instituto Federal;
V - constituir-se em centro de excelência na oferta do ensino de ciências, em geral, e de ciências aplicadas, em particular, estimulando o desenvolvimento de espírito crítico, voltado à investigação empírica;
VI - qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino;
VII - desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica;
VIII - realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico;
IX - promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, notadamente as voltadas à preservação do meio ambiente.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado de Sinop

Rua das Avencas, 2377, Setor Comercial, Centro - CEP: 78550-178

Telefones: (65) 99952-0013 / (66) 3511-2500 / (66) 3511-2517

Sinop/MT