Câmara Municipal de Sinop homenageia com Moção de Aplauso alunos do Campus Avançado Sinop que participaram de programa da Nasa

Publicado por: Reitoria / 7 de Fevereiro de 2022 às 10:43

Os alunos do Campus Avançado Sinop que participaram de 4 edições do Programa Caça Asteroides do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com a NASA, receberam na última sexta-feira (4), moção de aplausos do presidente da Câmara Municipal de Sinop, Elbio Volkweis (Patriota). A homenagem foi entregue na sala da presidência e contou com a presença do vereador Professor Mário (Pode), do diretor do IFMT Campus Sinop, Rafael Chaves, e dos professores que também receberam a moção, Hélio Coelho De Ornellas e Denis Alexandre de Rubim Costa.

Participaram do programa: Keven Eduardo Vaz Bilibio, Anna Giullia Vieira Lima, Maria Luiza Cruz Araújo, Isadora Timm Zagonel, Ana Vitória Nunes Coelho, Gabriel Vidotto Neves, Eduarda Carrara Gonçalves e Eloisa Mara Rodrigues. Acompanhados pelos professores do Campus Avançado Sinop, Hélio Coelho de Ornellas e Denis Alexandre de Rubim Costa Negocio.

Em entrevista à Câmara Municipal de Sinop, o professor Hélio conta que "encontrar asteroides parece uma tarefa aparentemente simples, mas que pode representar, por exemplo, a salvação do planeta. Imagina que o asteroide pode estar em rota de colisão com a Terra e, ele descoberto agora, no futuro, poderá ser criado um programa, pela Nasa e outras instituições no mundo, para desviar a rota dele".

O programa é uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o International Astronomical Search Collaboration (IASC / NASA), com objetivo de popularizar a ciência entre cidadãos voluntários. E conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (IBICT) e da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT).

Medalhas de honra ao mérito na 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília

Os alunos do Campus Avançado Sinop também receberam no dia 09 de dezembro de 2021, medalhas de honra ao mérito em cerimônia realizada durante a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, pela participação no programa.