início do conteúdo

Estudo das Manifestações Patológicas em Estruturas Metálicas de Academias ao Ar Livre no município de Sinop-MT

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM ESTRUTURAS METÁLICAS DE ACADEMIAS AO AR LIVRE NO MUNICÍPIO DE SINOP-MT

O termo patologia pode ser aplicado em inúmeras áreas, dentre as quais na Engenharia, como na expressão “patologias construtivas”, que se refere às falhas em um sistema estrutural. Nesse sentido, a expressão faz referência ao estudo das anomalias que causam redução da vida útil, do desempenho e da finalidade de uma estrutura ou de alguma de suas partes.

Partindo dessa concepção, foi elaborado um projeto de pesquisa que, tomando como objeto os equipamentos de ginástica instalados ao ar livre em praças públicas do município de Sinop-MT, verificasse a ocorrência de manifestações patológicas presentes nas estruturas metálicas desses aparelhos, diagnosticando-se os problemas e suas possíveis soluções.

O projeto intitulado “Estudo das Manifestações Patológicas em Estruturas Metálicas de Academias ao Ar Livre no município de Sinop-MT” foi desenvolvido no período de agosto/2019 a agosto/2020 no IFMT – Campus Avançado Sinop-MT, após aprovação no processo de seleção do Edital 50/2019 – PROPES/IFMT de apoio a Projetos de Pesquisa Aplicada e de Bolsas de Iniciação Científica - CNPq/PIBIC. Sob coordenação da Professora Ana Paula Quadros de Oliveira, o projeto contou com a participação dos bolsistas Janaina Loures de Mello, Fabiola Eulina da Silva e Mikael Cristian Petter Doerzbacher, alunos do Curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio.

A definição das Estruturas Metálicas de Academias ao Ar Livre como objeto de estudo deu-se em virtude da representatividade e finalidade destas, levando em consideração a importância e a expansão das praças públicas como locais para a prática de atividades físicas pela população sinopense, como também o número crescente de academias ao ar livre no Brasil, como resultado da formulação de políticas públicas para desenvolvimento de programas de promoção à saúde (Portaria Nº 2.684/2013 do Ministério da Saúde). Verifica-se, também, que nesses locais há uma intensa circulação de pessoas, especialmente de crianças e idosos. 

Partindo do princípio de que o bom funcionamento dos equipamentos é um dos norteadores das políticas públicas voltadas para essas localidades, o levantamento e o estudo das manifestações patológicas nos equipamentos possibilitam a prevenção de possíveis riscos às pessoas que os utilizam, proporcionando melhor segurança. 

Como resultado, verificou-se que todos os equipamentos apresentaram algum tipo de manifestação patológica em sua estrutura metálica, algumas identificadas no estágio inicial e outras em estágio muito avançado, o que acaba por comprometer o funcionamento dos equipamentos. As regiões cujos elementos estruturais eram de aço foram danificadas em decorrência do processo de corrosão, má utilização, falhas de soldagem e ausência de manutenção. No período em que foi realizado a coleta de dados, as praças da região central passaram por um processo de manutenção devido as festividades de final de ano. Quanto aos bairros mais afastados, verificou-se que alguns equipamentos estavam em mau estado de conservação e outros em condições impróprias de uso devido possuir partes quebradas e/ou soltas. 

Os resultados obtidos nas análises e nas soluções dos problemas adquiridos, mostraram a importância e a necessidade da gestão pública acompanhar todas as etapas, desde a fabricação até a instalação, envolvendo a qualidade dos materiais e mão de obra, além da realização de manutenção periódica, contribuindo favoravelmente na oferta de academias mais seguras, funcionais e duráveis, promovendo a saúde e bem-estar dos usuários.

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado de Sinop

Rua das Avencas, 2377, Setor Comercial, Centro - CEP: 78550-178

Telefones: (65) 99952-0013 / (66) 3511-2500 / (66) 3511-2517

Sinop/MT