O Instituto Federal de Mato Grosso anuncia uma significativa mudança em sua estrutura: A alteração de tipologia do Campus Sinop, que passou de “Campus Avançado” para “Campus”. O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira (20), uma nova portaria que, entre suas funções, altera a tipologia dos Campi Avançados de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFs.
A mudança foi oficializada pela Portaria do Ministério da Educação nº 34, de 17 de janeiro de 2025, publicada no Diário Oficial da União em 20 de janeiro.
Com a mudança de tipologia, as unidades não terão mais o nome de “Campus Avançado” e passam a ter maior previsão de vagas para docentes e técnicos-administrativos. No caso dos Campus Avançados, o modelo de funcionamento previsto contava com 20 docentes e 13 servidores técnico-administrativos. Com a alteração, passam a ter estrutura de 40 docentes e 26 servidores técnico-administrativos (IF Campus - 40/26), o que representa uma duplicação no número de servidores e reflete o crescimento e a consolidação dessas unidades como importantes centros de ensino, de pesquisa e de extensão.
Essa mudança representa um marco no fortalecimento da rede federal de educação profissional e tecnológica no município de Sinop e também no estado de Mato Grosso, reafirmando o compromisso do IFMT com a oferta de uma educação de qualidade e com o desenvolvimento econômico e social da região.
Confira a Portaria: AQUI.