A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Instituto Federal de Mato Grosso (FUNADIF) publicou nesta terça-feira (11), o edital nº 05/2025 para a seleção de 30 extensionistas rurais. O processo seletivo prevê o preenchimento de uma vaga imediata e a formação de cadastro reserva para atuação no projeto Maria Terra.
As inscrições estarão abertas entre os dias 15 e 19 de fevereiro e poderão ser realizadas pelo link: https://www.funadif.org.br/editais/editais-2025/edital-nº-052025-seleção-simplificada-de-extensionistas.
Os profissionais selecionados terão uma remuneração de R$ 3.500,00, com descontos de INSS e IRRF, e carga horária de 80 horas mensais.
Requisitos e atribuições
Para concorrer às vagas, os candidatos devem possuir formação superior em ciências agrárias, engenharia agronômica, engenharia de produção, engenharia agrícola, engenharia de alimentos ou formação técnica em agropecuária. Além disso, é necessário registro nos respectivos Conselhos Regionais competentes, carteira de habilitação categoria mínima 'B' e dispor de meio de transporte.
Os extensionistas serão responsáveis por desenvolver atividades de extensão rural junto às comunidades atendidas pelo Projeto Maria Terra, promovendo o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da agricultura familiar, com foco no protagonismo feminino.
Os selecionados terão direito ao ressarcimento de deslocamento para as comunidades atendidas pelo projeto, calculado por quilômetro rodado no valor fixo de R$1,80, condicionado às atividades previstas no plano de trabalho.
Distribuição das vagas
Os candidatos escolherão o polo de atuação e o município sede, compreendendo as regiões que ele abrange:
Várzea Grande (abrangendo Nossa Senhora do Livramento e Poconé) – 1 vaga imediata;
Diamantino (abrangendo Nova Marilândia e Alto Paraguai) – Cadastro reserva;
Jaciara (abrangendo Juscimeira, Chapada dos Guimarães e Campo Verde) – Cadastro reserva;
Cuiabá (abrangendo Jangada, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger e Distrito da Guia) – Cadastro reserva.
É importante que os candidatos observem os polos de atuação no momento da inscrição, uma vez que não haverá ressarcimento para deslocamento entre a residência do profissional e a cidade sede escolhida.
Leia o edital completo e confira todas as informações da seleção: https://www.funadif.org.br/editais/editais-2025/edital-nº-052025-seleção-simplificada-de-extensionistas
Sobre o Projeto Maria Terra
O Projeto Maria Terra, é resultado de uma parceria do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do IFMT (FUNADIF) que busca o fortalecimento de organizações lideradas por mulheres camponesas, agricultoras, integrantes de comunidades tradicionais e mulheres em situação de vulnerabilidade social.
O projeto será executado através de ações de orientação, suporte e acompanhamento, que visam estimular e qualificar as mulheres assistidas. Além de direcionar os coletivos ao uso adequado dos benefícios do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal.