Relações Internacionais: eventos e parcerias marcaram atual gestão

Publicado por: Reitoria / 12 de Abril de 2021 às 16:54

Diversas foram as ações da Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais (DSRI) ao longo dos últimos quatro anos (2017 a 2020), como a realização de cursos, testes, visitas técnicas e eventos, o lançamento de editais de intercâmbio e parcerias estabelecidas com instituições educacionais estrangeiras.

Em 2017, o destaque foi para a Visita técnica de comitiva do IFMT à China, para participação no Seminário De Empreendedorismo Juvenil Dos Países Lusófonos (China). No mesmo ano, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, aconteceu o I Fórum de Educação Empreendedora e o II Fórum de Relações Internacionais, oferecendo aos participantes reflexões e estudos de caso e também oportunidades de despertar para a ação empreendedora e para as experiências fora do país.

Estudantes realizaram intercâmbios em diversos países a exemplo do Canadá, Estados Unidos da América, Espanha e Colômbia.

No ano seguinte o Instituto Federal de Mato Grosso recebeu a Feira EducationUSA Roadshow, como “host institution” instituição anfitriã. O evento, do escritório da Embaixada dos Estados Unidos, contou com mais de 800 participante e a presença de 13 Universidades Americanas.

Em uma iniciativa inédita entre os Institutos Federais de todo o país, o Instituto Federal de Mato Grosso realizou o primeiro Acampamento de Imersão em Língua Inglesa, o English Camp.

O objetivo foi desenvolver a fluência verbal e auditiva, além de transmitir segurança, confiança e desenvoltura ao ato de se expressar em inglês através de ações continuadas e motivadoras que induziram e provocaram a comunicação ao mesmo tempo em que favoreceram a desinibição e a segurança ao falar o idioma. Esse encontro contou com 19 alunos participantes, sendo um de cada campus e professores de língua inglesa, liderados pelo Reitor do IFMT, Willian Silva de Paula.

No ano seguinte a segunda edição do English Camp reuniu estudantes e docentes em Alta Floresta.

Dois editais de intercâmbio com fomento interno possibilitaram a quatro estudantes do ensino técnico integrado a experiência internacional nos Estados Unidos e Espanha. E professores do IFMT e da Secretaria de Educação Estadual se uniram e realizaram o 2º English Camp, no IFMT Campus Alta Floresta, com participação de cerca de 400 alunos.

No ano de 2020 a instituição integrou a Missão Colômbia, promovida pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - CONIF, com objetivos de buscar oportunidades de intercâmbio de boas práticas, mobilidade de estudantes e servidores, realização de pesquisas conjuntas e fortalecimento do ensino dos idiomas português e espanhol.

Outra iniciativa exitosa foi o Curso Integrando Tecnologias a Sala de Aula Virtual do IFMT, realizado de maneira on-line por meio de uma parceria entre o Escritório Regional de Língua Inglesa (RELO) da Embaixada dos EUA em Brasília e a Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais (DSRI), com participação de docentes da instituição.

Por meio da parceria do IFMT com a Instituição Universitária Tecnológico de Antioquia – em Medellín/ Colômbia, foi realizado o curso de Gestão Educativa (online), com foco em criar vínculos entre os alunos e professores de diferentes culturas.

Finalmente, a DSRI também possibilitou, nessa gestão, a aplicação de exame internacional de proficiência, reconhecido mundialmente, a fim de mapear o nível de conhecimento do inglês da instituição. Foram 9.327 testes aplicados para discentes, docentes e técnicos administrativos, em 16 campi do IFMT.