início do conteúdo

Campus Avançado Sinop começa ano letivo com atividades envolvendo alunos, servidores e comunidade

Publicado em: Campus Avançado de Sinop / 7 de Fevereiro de 2020 às 17:48

O ano letivo no Campus Avançado de Sinop começou com show de talentos, arrecadação de alimentos, brincadeiras e provas esportivas, com objetivo de socializar calouros, veteranos e toda a comunidade escolar. As atividades fazem parte da Gincana das Cores, tradição no Campus.

Já no primeiro dia de aula, as boas vindas aos estudantes foi marcada pela apresentação de professores e técnicos, orientações acadêmicas e apresentação sobre o funcionamento da Gincana. Todos os alunos foram agrupados em equipes definidas pelas cores vermelho, preto, branco, verde, azul e amarelo. 

As atividades foram planejadas por uma comissão de alunos das turmas de 3º anos e a liderança das equipes ficou a cargo dos alunos dos 2º e 3º anos. Para aluna Julia Castilho (3º Eletromecânica), “o objetivo da gincana é, além de incluir os calouros no meio acadêmico, arrecadar alimentos para ajudar a comunidade”.

Na quarta-feira, foi realizado o show de talentos no auditório do campus. Cada equipe pode realizar uma apresentação cultural. Na quinta-feira, foi a vez do caça ao tesouro. Já na sexta-feira pela manhã, muitas atividades competitivas entre as equipes foram realizadas no campo de futebol sob a coordenação do professor de Educação Física, professor Rafael Martins Chaves.

Ao longo da semana, as equipes também arrecadaram alimentos nos bairros da cidade. O esforço culminou em quatro toneladas de alimentos e produtos de limpeza, não contabilizados as fraldas, brinquedos e roupas.

Os materiais e alimentos serão doados para entidades sociais, pessoas da comunidade escolar e famílias identificadas pelos próprios alunos durante a arrecadação.

Para o ingressante no Curso Técnico em Eletromecânica Lucas de Oliveira Tertulino, “as atividades foram bem desenvolvidas durante a semana. A maioria das pessoas se sente confortável em ajudar, elas gostam, se interessam e desejam boa sorte. Andamos bastante e conhecemos bastante gente”.

Nesta edição, a equipe vencedora foi a de cor “preta” sob a liderança dos alunos Nathalia Costa Lopes e João Pedro Silva do 3º Eletromecânica. Para Nathalia foi importante a participação, para garantir a inclusão dos calouros. “Teve uma interação muito boa, todos participaram e a arrecadação foi excelente, todo mundo se dedicou. É uma felicidade, um alívio ter vencido, pois passamos a semana toda se dedicando em todas as provas!”.

A diretora do Campus, Gilma Silva Chitarra, destaca que a semana de interação é um momento importante para a formação e socialização dos novos alunos ingressantes na instituição. Já para os veteranos é um momento onde se manifestam como líderes para realização do planejamento e execução das atividades de acolhimento. “O mais importante nesse momento é a oportunidade que nossos alunos tem de exercitar suas potencialidades, solidariedade e coletividade. Foram quatro toneladas de alimentos arrecadadas! Parabéns aos nossos alunos! Parabéns à Comissão Organizadora”.

Assim o IFMT – Campus Avançado Sinop, procura desempenhar sua função no processo de ensino aprendizagem, atentando-se para os diversos temas de nossa sociedade, despertando para ações solidárias e de socialização com a comunidade, contemplando sua missão de Educar para a Vida e para o Trabalho.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado de Sinop

Rua das Avencas, 2377, Setor Comercial, Centro - CEP: 78550-178

Telefones: (65) 99952-0013 / (66) 3511-2500 / (66) 3511-2517

Sinop/MT